quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Triglicérides

Os triacilgliceróis são gorduras derivadas dos alimentos que ingerimos nas refeições como carnes, leite, frituras ou óleo adicionado na preparação dos pratos.  Resultam da combinação de uma molécula de glicerol com três ácidos graxos, representando em média 95% do óleo ou de gordura que consumimos (PHILIPPI, 2008). São armazenados nas células do tecido adiposo em grandes quantidades (10-15 Kg.), possuem função de armazenar energia no organismo e em quantidades bem superiores do que na forma de glicogênio (carboidrato) (SILVIA, 2007).

Porém, quando consumimos uma quantidade acima do recomendado desse tipo de gordura ou se está dentro de fatores de risco, como a obesidade, estresse, ingestão de álcool, dietas com alto teor de gordura, a gravidez, estrogenoterapia, terapia de glicocorticóides e diversas doenças (diabetes, pancreatite aguda, síndrome nefrotica, gota e uremia) os níveis de triglicerídeos ficam aumentados (RAVEL, 1997).

O seu aumento é preocupante, pois a hipertrigliceridemia (valores aumentados de triglicérides) pode ser visto como um marcador para o aumento do risco de doenças cardiovasculares (NATIONAL INTERNATIONAL HEALTH, 1993). Devido a isso foram estipulados valores de referência para o seu controle. Valores inferiores a 150mg/dl são classificados como normais, valores de jejum entre 150mg/dl e 500mg/dl representam um problema preocupante, porque tais níveis estão associados a um risco de aproximadamente duas vezes maior para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e valores acima de 500mg/dl são considerados altíssimos e devem ser tratados com urgência (HENRY, 1998).

Porém a hipertrigliceridemia é considerada um distúrbio de fácil controle, isso porque os níveis de triglicérides podem ser controlados por mudanças nos hábitos do estilo vida com êxito. Uma dieta saudável, praticar atividade física regular e restrição de bebidas alcoólicas são fundamentais para diminuir os níveis com sucesso (FAGHERAZZI; DIAS; BORTOLON, 2008).

A alimentação é um ponto essencial. O consumo de alimentos ricos em ômega 3 (peixes como a cavala, salmão, atum, truta e sardinha, semente de linhaça são as melhores fontes) exercem um efeito positivo na diminuição dos níveis de triglicérides (KRIS-ETHERTON et al., 2001).

 Veja a seguir algumas dicas para auxiliá-lo no controle da hipertrigliceridemia:

Preferir
  • Cereais integrais: farelo de trigo, arroz integral, pão integral;
  • Carnes magras (coxão duro e patinho);
  • Não consumir calorias a mais do que o necessário (a perda de peso ajuda no controle);
  • Folhas verde-escuras (espinafre, couve, agrião, escarola);
  • Salada à vontade em todas as refeições;
  • Trocar o adoçante pelo açúcar;
  • Fracionar as refeições (5-6 vezes ao dia);
  • Consumir alimentos fonte de ômega 3.
Evitar
  • Alimentos a base de farinha de trigo refinada (pães, bolos e biscoitos);
  • Alimentos ricos em açúcar e em gorduras;
  • Refrigerantes;
  • Evitar bebidas alcoólicas é fundamental.
Sabe-se que uma associação entre uma alimentação saudável e exercícios físicos potencializam a diminuição dos níveis de triglicérides no organismo. Quando a prática de atividade física é regular, pode-se observar uma melhora do perfil lipídico em longo prazo. O tipo de exercício mais indicado é o aeróbio, porém, exercícios de força e flexibilidade também são recomendados (BLAIR,1996).


2 comentários:

  1. Dani, seu blog tá o máximo, adorei, eu aprendi bastante sobre as vitaminas dos alimentos ta de parabéns bjs nota 11 kkk

    ResponderExcluir
  2. Dani, adorei, vc fez tudo isso...parabens! estou orgulhosa de vc maninha. bjão fer

    ResponderExcluir