domingo, 21 de novembro de 2010

Menopausa: como chegar lá com saúde

A pré-menopausa ou climatério é o período de transição que ocorre de 2 a 4 anos antes da última menstruação e caracteriza-se pela irregularidade nos ciclos menstruais, diminuição nos níveis dos hormônios sexuais (progesterona e estrógeno) e presença de alguns sintomas como suores noturnos, fogachos (ondas de calor), perda da lubrificação vaginal, depressão, irritabilidade, ansiedade e insônia. Estes sintomas variam de uma pessoa para a outra. 

Quando os hormônios diminuem, são observadas alterações na pele e curvas da mulher. Isto acontece porque a falta de colágeno leva à perda de elasticidade da pele e dos vasos sangüíneos, com redução da massa muscular e aumento de gordura corporal localizada... Ah, bendita barriguinha! A queda do estrógeno também leva a um aumento das taxas de colesterol e triglicérides que, por sua vez, pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 

Ocorre, ainda, um prejuízo na captação e absorção de cálcio pelos ossos levando à osteoporose.
Por isso, é importante que você comece a cuidar de sua alimentação agora mesmo. Mas, que alimentos são indispensáveis para a mulher nesta fase? Neste período é preciso preservar a massa muscular e reduzir o acúmulo de gordura corporal para prevenir a osteoporose, fortificar o sistema imunológico etc.

As regras básicas são:
·         Beber muita água - de 8 a 10 copos de água e sucos por dia. Isso ajuda a regular a temperatura do corpo pela transpiração, leva embora toxinas pela urina e transporta nutrientes e outras substâncias pelo corpo inteiro.

·         Evitar alimentos ricos em cafeína (café, chá mate, chá preto, etc.), refrigerantes e bebidas alcoólicas destiladas (pinga, uísque, etc.) ou fermentadas (cerveja). Essas bebidas atuam como diuréticos e aumentam a perda de líquidos e nutrientes pela urina.

·         Reduzir os alimentos gordurosos de origem animal e aumentar o consumo de azeite de oliva extra-virgem - rico em gorduras mono-insaturadas, diretamente associadas à redução do risco de desenvolvimento de doenças degenerativas. Apesar de caro, o azeite de oliva deve ser considerado um investimento em nossa saúde.

·         Diminuir o consumo de sal, pois se consumido em excesso, o sódio de sua composição pode levar à pressão alta ou hipertensão arterial.

·         Diminuir o consumo de açúcar refinado e das preparações que o contenham. Atenção: o excesso de açúcar se transforma em energia de reserva e aumenta nossa quantidade de gordura.

·         Dieta rica em cálcio - aumente o consumo dos alimentos que são fontes de cálcio, como leite, iogurte desnatado, queijos brancos e magros, soja e derivados, peixes, legumes, brócolis, couve, repolho, etc. O cálcio é fundamental para fortalecer os ossos, dentes e unhas. Só uma coisinha: não coma, na mesma refeição, alimentos fonte de cálcio com alimentos fonte de ferro (carnes, por exemplo), pois o cálcio prejudica a absorção do ferro e pode acabar sobrando uma anemia para você!

·         Procure incluir sementes de linhaça na sua alimentação diária, pois contém lignanas, um tipo de fitoestrógeno utilizado como alternativa na Terapia de Reposição Hormonal. O mesmo para os alimentos fonte de isoflavonas como os feijões, ervilhas, lentilhas grão de bico e a soja.

Uma alimentação balanceada é o alicerce para uma boa saúde. As fases de pré-menopausa, menopausa e pós-menopausa precisam de muito equilíbrio nutricional para que seus possíveis danos orgânicos sejam minimizados e até excluídos. Por isso, lembre-se: todo o “querer” está em você, em sua mente.

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário