quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A importância dos exercícios físicos aliados à alimentação

Uma vida ativa, associada a uma dieta adequada, constitui importante fator na promoção da saúde e no combate à obesidade.


É importante lembrar que os exercícios físicos não estão relacionados somente à prática de esportes ou freqüência a academias – o deslocamento diário de uma pessoa (a depender do meio de transporte utilizado) ou atividades domésticas e ocupacionais consistem em exercícios cotidianos que combatem diretamente o sedentarismo.

O oitavo e nono passo referente aos dez passos para o peso ideal do Ministério da Saúde do Brasil dizem:

8. Aumentar a atividade diária. Ser ativo é se movimentar. Evitar ficar parado, você pode fazer isso em qualquer lugar;

9. Subir escadas ao invés de elevador, caminhar sempre que possível e não passar longos períodos sentado assistindo à TV.

A variedade de alimentos deve ser constante em todas as refeições, ela irá auxiliar no desempenho nos exercícios. Essa dieta deve conter carboidratos (principal fonte energética utilizada pelo nosso corpo), proteínas (serão utilizadas como fonte de energia na ausência de carboidratos), vitaminas e minerais (para neutralizar os efeitos dos radicais livres); sem esquecer a importância da água para nosso corpo nos processos de hidratação. As frutas e sucos são recomendados para evitar fadiga durante a realização dos exercícios.

Quanto maior for à intensidade do exercício mais os músculos irão utilizar as reservas energéticas presentes nos alimentos ricos em carboidratos.

Benefícios associados à prática de exercícios físicos:

  • Melhora a circulação sangüínea, diminuindo a quantidade de gordura no sangue;
  • Melhora o sistema venoso;
  • Diminui a incidência de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade;
  • Ocorre a liberação de endorfina que proporciona uma sensação de bem estar;
  • Reduz os níveis de gordura e pressão arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário