domingo, 7 de novembro de 2010

Alimentação da Criança do Período Pré-Escolar e Escolar





O hábito alimentar da criança é extremamente importante, pois quando incorreto, refletirá diretamente no crescimento e desenvolvimento adequado.
Para isso a alimentação da criança deve conter todos nutrientes necessários (Carboidratos/energéticos, Proteínas/ construtor, Gorduras/energético, Vitaminas e Minerais/reguladores), e que são obtidos de uma dieta equilibrada, que é composta dos seguintes grupos: carnes, leites e derivados, frutas, legumes, verduras , cereais, massas, pães.

As principais recomendações para a alimentação da criança são -
respeitar os limites da criança, ofertando quantidades que ela esteja disposta a ingerir e que sejam ideais para suas necessidades.
A educação nutricional adequada é a formada em casa , tendo como base o convívio familiar. Os horários das refeições devem ser estipulados e respeitados.

A criança mal alimentada, tem dificuldade de aprendizado, irritação, e falta de atenção. As grandes refeições devem ser realizadas ( desjejum, almoço, e jantar),e deve ser oferecido algum tipo de alimento nos intervalos das refeições. Caso a criança tenha menor apetite, deve-se diminuir as quantidades dos alimentos oferecidos e dar enfâse nas refeições intermediárias.

As refeições principais devem ser compostas de alimentos Energéticos(fornecedores de energia para o funcionamento de todo o organismo), Reguladores(regulam o metabolismo do corpo) e Construtores(formadores de tecidos).

Deve-se evitar guloseimas(alimentos ricos em gordura, sal e açucar), como meio de evitar complicações no desenvolvimento adequado da criança.

Alguns exemplos de lanches que podem ser oferecidos a criança:
  • sanduíche de frios, ou carnes
  • vitamina de frutas, suco de frutas, fruta crua ou com cereais
  • iogurtes

Nas refeições principais (almoço e jantar), o ideal é que seja composta de cereal(arroz), leguminosa(feijão, grão de bico, lentilha), carnes, verduras cruas, cozida ou ambas, e de sobremesa preferir frutas.


De acordo com tais recomendações é possível manter, recuperar ou melhorar o estado nutricional da criança.



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