sábado, 26 de março de 2011

Dica de Alimentação para a Sexta feira Santa e domingo de Páscoa

A Sexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa estão se aproximando, junto com eles há uma grande variedade de pratos que são feitos com o intuito de deixar o almoço em família mais prazeroso, levando em consideração o sentido da data e a crença de cada um.


Seguindo a tradição do peixe na Sexta-Feira Santa, o bacalhau é bem vindo por todo o seu potencial nutritivo, pois é rico em minerais como ferro, fósforo, magnésio, cálcio e vitaminas A, B1, B3, D e E.

É fonte de ômega 3 que favorece a redução de problemas cardiovasculares, melhora as funções mentais e visuais, ajuda no desenvolvimento dos ossos, manutenção da pele e fortalecimento do sistema imunológico.

Na hora de comprar o bacalhau é preciso estar atento a algumas dicas:

• O produto deve ser armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos;

• Verifique se não há a presença de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável, que indicam que o produto não está bom para consumo;

• Quando vendido embalado, deve apresentar no rótulo a denominação de venda, data de validade, país de origem, prazo de validade, selo de inspeção federal e outras informações obrigatórias.


Receita de Bacalhoada Light

INGREDIENTES:
• 1 cebola média ralada
• pimenta-do-reino a gosto
• sal a gosto
 ½ xícara (chá) de iogurte natural desnatado
• 1 maço de espinafre limpo e picado
• 3 colheres (sopa) de molho de tomate
• 2 dentes de alho amassados
• 2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
450 g de bacalhau limpo

MODO DE PREPARO:
Coloque o bacalhau em uma tigela com água e deixe de molho de um dia para o outro, ou até dessalgar. Retire da água e pique-o em pedaços grandes. Reserve.

Aqueça metade do azeite em uma panela e doure a cebola. Junte o bacalhau, o molho de tomate e a pimenta-do-reino. Acerte o sal, se necessário, e refogue por 3 minutos. Retire do fogo e reserve. Cozinhe o espinafre no vapor por cerca de 3 minutos.

Em outra panela aqueça o azeite restante, adicione o alho e o espinafre e refogue por 1 minuto. Retire do fogo, acrescente o iogurte e misture bem. Coloque em um refratário o bacalhau e a mistura de espinafre com iogurte e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos, ou até a superfície ficar dourada.
Sirva a seguir. Se preferir, decore com espinafre cozido. 

RENDIMENTO: 6 porções

CALORIAS POR PORÇÃO: 140 kcal

TEMPO DE PREPARO: aproximadamente 30 min + tempo de forno


 Fonte e mais informações: 




Um comentário: