sábado, 26 de março de 2011

Alimentos Orgânicos

Uma alimentação variada, incluindo frutas, verduras e legumes, é essencial para garantia da qualidade de vida. Porém, tão importante como o consumo destes alimentos é a atenção à qualidade deles.

Diante dos diversos recursos utilizados pelos produtores destes alimentos e dos muitos processos pelos quais os vegetais passam até chegar à nossa mesa, é de se esperar que a qualidade nutricional dos mesmos seja prejudicada.

É por este motivo que a procura por alimentos orgânicos têm aumentado. Nas gôndolas dos supermercados não faltam opções de alimentos orgânicos: frutas, verduras, carnes, açúcar, café. Chamamos de orgânico o alimento que foi cultivado sem o uso de adubos químicos, agrotóxicos ou dejetos humanos. O cultivo orgânico visa a manejar de forma equilibrada, o solo e os recursos naturais.

Embora a composição de nutrientes dos alimentos orgânicos não seja significativamente superior a dos alimentos “convencionais”, podemos dizer que estes alimentos são mais seguros e contribuem para um organismo mais saudável, uma vez que evitam os males causados pelo excesso de agrotóxicos como a sobrecarga renal e hepática. Por este motivo, os orgânicos são indicados para gestantes, crianças, idosos, imunodeprimidos.

 Visualmente não se diferencia os alimentos orgânicos dos convencionais e, para isso, existem selos de certificação que o produto é orgânico, assinados por associações de agricultores que inspecionam todo o processo, e verificam se o produto esta realmente dentro das regras. Use e abuse desses alimentos e garanta mais saúde para você e sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário