sábado, 26 de março de 2011

A Importância da Educação Nutricional na escola

A escola desempenha papel fundamental na formação dos hábitos de vida e da personalidade da criança, sendo que ocupa praticamente um terço da vida ativa do escolar nos dias de semana.


Apesar da merenda ou do lanche escolar representar apenas 15% da ingestão diária, muitas controvérsias tem sido observadas em relação à sua composição, qualidade e quantidade. Deve-se também considerar que hoje muitas crianças ficam na escola período integral, fazendo praticamente todas as suas refeições na mesma. Portanto a escola é responsável por uma parcela importante do conteúdo educativo global, inclusive do ponto de vista nutricional.

As escolas devem oferecer alimentação equilibrada e orientar seus alunos para a prática de bons hábitos de vida, pois o aluno bem alimentado apresenta maior aproveitamento escolar, tem o equilíbrio necessário para seu crescimento e desenvolvimento e mantêm as defesas imunológicas adequadas.

As conseqüências principais da alimentação inadequada no período escolar podem ser caracterizadas como alterações do aprendizado e da atenção, carências nutricionais específicas ou decorrentes do excesso da ingestão de alimentos pobres em nutrientes, porém ricos em açúcares e gorduras (sobrepeso e obesidade).

A família é a principal responsável pelos hábitos alimentares das crianças e adolescentes. A família precisa educar as crianças para que elas desenvolvam hábitos saudáveis de vida, incentivando a atividade física e orientando para escolhas mais adequadas. Além da família a escola deve exercer o seu papel educacional, dando uma atenção maior à nutrição e à atividade física.

Uma das funções do nutricionista na escola é promover programas de educação alimentar e nutricional, visando crianças, pais, professores e funcionários. O aprendizado pode ser informal e natural, portanto a educação nutricional não se faz apenas na sala de aula, devendo qualquer oportunidade ser utilizada para promover atitudes positivas sobre os alimentos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
- Fisberg, Mauro, Viuniski, Natanael, Pegolo, Giovava Eliza - Obesidade Infantil: Sinal de Alerta, Revista Nutrição em Pauta, set/out 2005.

- Oliveira, Cecília, Fisberg, Mauro – Obesidade na Infância e adolescência, uma verdadeira epidemia, Arq. Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, Vol. 47, nº 2, abril/2003.

- Salgado, Jocelem – Ensine seu filho a comer corretamente, www.jocelemsalgado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário