quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mais saúde para a melhor idade

Quem é que não sonha em envelhecer com saúde para curtir os netos com disposição, passear bastante ou até mesmo ficar em casa e simplesmente relaxar?


Na terceira idade, ocorrem uma série de mudanças no corpo e na vida social das pessoas, pois, muitas vezes, coincide com a aposentadoria. Então, por que não chamá-la de “melhor idade”? Mas, para curtir a maturidade de forma plena, alguns cuidados com a alimentação devem ser observados.

Segundo especialistas, a alimentação na melhor idade é afetada por vários aspectos, que incluem condições econômicas, psicológicas, número de moradores no domicílio, as preferências de quem faz as compras e prepara as refeições e da própria saúde do indivíduo.

A melhor idade é a fase que coincide com a diminuição do gasto energético, ou seja, as pessoas passam a precisar de menos energia para realizar suas atividades diárias. “Ocorre uma redução da massa muscular e do metabolismo basal”. “Além disso, outros fatores caracterizam o período. Os sentidos (tato, visão, audição, paladar e olfato) ficam menos aguçados e ocorrem alterações nas estruturas e nas funções dos órgãos do sistema digestivo que, juntamente com o uso de alguns medicamentos, podem levar a uma menor absorção de nutrientes como cálcio, ferro e vitamina B12.”

“É muito importante que o idoso não tenha uma alimentação monótona”. “Ele deve comer de tudo, ou seja, todos os tipos de alimentos e grupos alimentares, tendo em mente a prevenção de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e osteoporose. O fato de termos como prato típico o arroz e o feijão contribui com a boa nutrição.”

Além da variedade, a quantidade de alimentos que são consumidos também é fundamental para o grupo. “Na prática clínica diária, é comum encontrarmos idosos tanto com subnutrição quanto com excesso de peso. Isso se deve pela falta ou excesso na ingestão dos alimentos.”

É preciso dar uma maior atenção para a existência de próteses dentárias, que devem estar bem ajustadas para que o indivíduo sinta conforto ao consumir alimentos de todos os tipos e texturas. “A boa hidratação também é fundamental”. “A falta de sede é comum, e é importante que o idoso beba muita água, sucos e chás todos os dias.”

Bons hábitos alimentares estimulam o bem-estar, gerando impacto direto na qualidade de vida na 3ª idade. Envelhecer com saúde, disposição e independência é um passo importante para uma vida feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário