sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Lanche Escolar Saudável

O lanche escolar saudável é uma grande dificuldade na alimentação infantil. É difícil para a mãe unir praticidade com qualidade e é difícil a criança aceitar o que a mãe escolheu. Muitas vezes o prático não é o mais saudável, mas são o que as crianças mais adoram. E esses alimentos passam a ser consumidos com mais freqüência.

Hoje nós encontramos um grande crescimento da obesidade infantil. E com certeza a alimentação escolar influência muitos nisso. Mas tudo tem um jeitinho. Existe um meio termo para essa dificuldade.

Seguem algumas dicas que irá ajudar:
  • Negociar um dia na semana para a criança escolher o que preferir levar de lanche. De preferência no meio da semana para ficar distante do final de semana que já entram alguns abusos na alimentação; 
  • Evitar monotonia de opções. Procure variar o máximo possível às opções de lanches e as cores para a criança sentir prazer e desejar comer;
  • Cuidado com lanches que vão queijos, frios, requeijão ou mesmo evitar levar iogurtes ou produtos que necessitam de refrigeração. São alimentos fáceis de estragar e dificilmente as escolas tem um refrigerador para armazenar o lanche; 
  • Sempre coloque uma fruta na lancheira. Mas deixe com que a criança participe da escolha de qual fruta ela quer levar no dia. Se ela não quiser nenhuma, escolha frutas que não estragam com facilidade e envie junto na lancheira. Se a criança não comer na escola, ela comerá em uma outra oportunidade;
  • Sempre pergunte dos lanchinhos dos colegas. Assim ficará mais fácil identificar quando o seu filho comeu algo do amigo. As trocas de lanches escolares são comuns, mas para crianças com obesidade isso pode agravar mais o ganho de peso;
  •  Além da fruta é necessário levar uma opção de carboidrato que são responsáveis pela energia. Coloque na lancheira pães integrais, bisnaguinha, barras de cereais, biscoitos integrais.
  • As geléias de frutas e polenguinho são boas opções de passar no pão por não precisarem de refrigeração;
  • Quando for biscoitos ou bolachas não deve colocar na lancheira o pacote inteiro. Sempre separa as porções de 4 a 5 biscoitos para não correr o risco da criança passar da quantidade adequada;
  • Orientar a criança quando ela for consumir salgados da cantina, escolher os assados e evitar as massas folhadas. O pão de queijo, enroladinho, esfiha e torta são boas opções.
  • Sempre coloque uma garrafinha de água na mochila. As crianças esquecem de beber água. Avise a professora para lembrar o seu filho de tomar a água.
  • Os achocolatados possuem muita gordura e açúcar. Evite colocá-los todos os dias na lancheira.

A seguir algumas sugestões de combinações, mas lembrem-se que cada criança tem uma necessidade energética diferente e em alguns casos patologias específicas que necessitam de alimentos diferentes. Sempre consulte um profissional Nutricionista para saber a melhor opção no caso do seu filho.

 Sugestões
Segunda-feira
Suco de laranja (100 a 200mL), 3 biscoitos sem recheio, 1 maçã.

Terça-feira
1 unidade de Leite fermentado, 1 fatia de bolo simples, 1 ameixa.

Quarta-feira
1 caixinha de achocolatado, 1 bisnaguinha com requeijão, 1 cacho pequeno de uvas.

Quinta-feira
Suco de soja (100 a 200mL), 1 sanduíche (1 fatia de pão de forma cortada em triangulo, 1 fatia de presunto e alface picada), 1 pêra.

Sexta-feira
1 caixinha de água de coco, 2 torradas com fatia de queijo branco, 1 fatia de mamão cortada em cubos.

 Dica: Existem marcas interessantes de produtos naturais. Dê uma olhadinha que vocês encontrarão excelentes sugestões saudáveis, gostosas e apetitosas!

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