quarta-feira, 15 de junho de 2011

Coma bem para dormir melhor




Dormir o sono dos anjos, esse é o nosso grande desejo depois da jornada diária de trabalho. Evitar exageros tem tudo a ver com a qualidade do sono que poderemos ter. 

O come-come noturno, não importa qual seja o alimento que prevaleça em nosso prato, fatalmente não nos deixará dormir direito. 

À noite nosso metabolismo e o nosso corpo tornam-se mais lentos. Os batimentos cardíacos, a respiração e a digestão não necessitam de tantas calorias. Daí que os excessos na refeição fatalmente vão resultar em um grande desconforto abdominal, capaz de tirar o sono de qualquer um.

Então, se sentir aquela vontade de comer uma bela macarronada, resista à tentação, mas sempre com muita calma e tranqüilidade. Em conjunto com esse exercício é fundamental jantar entre três e quatro horas antes de ir para a cama. 

O bife suculento, imprescindível para os fãs da carne vermelha, deverá ser transferido para o almoço do dia seguinte, caso contrário, o risco de ter um sono picotado ou até mesmo passar a noite em claro é grande. Esse item deve simplesmente desaparecer do cardápio noturno.

Antes de fechar os olhos, quanto mais relaxado você estiver melhor. Um bom copo de leite, que possui na sua composição mesmo que em pequenas concentrações, o triptofano, precursor da serotonina, que afasta a ansiedade e combate a insônia, é uma boa dica para refeições noturnas.

Se você nota que um copo de leite antes de ir para a cama lhe faz bem, vá em frente. No mínimo, seus ossos sairão ganhando.

Para os carboidratos, a história de que, depois das 18h, ingeri-lo está diretamente vinculado ao aumento de peso, não passa de mito e a razão é simples: cada grama de carboidrato fornecerá em qualquer hora do dia 4 calorias.
 Como à noite nosso gasto calórico é normalmente menor, o excesso de carboidratos levará sim ao ganho de peso, mas não o seu consumo adequado. Os carboidratos também contribuem para a formação da serotonina, colaborando como o leite para uma noite tranqüila de sono.

Cuidado com as bebidas ricas em cafeína como chá, café, refrigerante e chocolate. Todas elas poderão levar a um estado de excitação com conseqüente insônia.

Em relação às bebidas alcoólicas, apesar do álcool ser conhecido como o mais antigo e popular sinônimo do sono, poderá se tornar um grande inimigo de uma noite bem dormida. Logo após os primeiros goles ocorre uma sonolência, pois o álcool relaxa algumas funções cerebrais.

 Esse relaxamento pode afrouxar estruturas da região da faringe, tornando a respiração comprometida, uma vez que o ar não circulará como deveria. O resultado é o ronco que prejudica as fases do sono. Em alguns casos pode acontecer o efeito rebote, levando ao despertar no meio da noite.

E não se esqueça do stress, que também é um grande motivo para não se dormir bem. Seja no trabalho, na vida pessoal ou social, ele pode ser muito pior do que todo cansaço físico resultante de um longo dia de trabalho.

Em resumo, controle as quantidades ingeridas, evite os alimentos com potencial excitante e procure antes de deitar direcionar seu pensamento para o relaxamento do seu corpo, parte por parte, da ponta dos pés até a cabeça, demorando alguns minutos em cada parte. 

Bom sono!

Professora da UGF - Ceci Santiago


Nenhum comentário:

Postar um comentário