quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Nutrição Para Uma Pele Saudável

Atualmente há uma grande preocupação em proteger a pele contra a luz solar, prevenindo a fotoimunossupressão, o fotoenvelhecimento e o câncer de pele. Assim, tem-se estudado o papel que alguns nutrientes podem exercer na proteção desses efeitos maléficos causados pela radiação ultravioleta (UV) (BOELSMA et al., 2001).


Pele
A pele é um dos maiores órgãos do nosso organismo, atingindo cerca de 16% do peso corporal total e é formada por duas camadas: a epiderme que é a porção epitelial de origem ectodérmica, e a derme, porção conjuntiva de origem mesodérmica (SILVA, 2007). Ela constitui-se como uma barreira de proteção para o nosso organismo, desempenhando funções como: proteção de danos mecânicos, microrganismos, radiação e mantendo a temperatura corpórea constante. Além disso, a pele também exerce um papel estético (BOELSMA et al, 2001).

Nossa pele é continuamente exposta à radiação ultravioleta, sendo esta a principal causa de queimadura de sol e câncer de pele não-melanoma. A maior parte da lesão é causada quando as pessoas não estão de férias, ou seja, quando o protetor solar tópico não está sendo usado.
Durante este período a pele depende exclusivamente de seus próprios mecanismos de defesa. Micronutrientes podem agir: absorvendo radiação UV, como antioxidantes, ou modulando vias de sinalização estimuladas pela exposição aos raios UV.



Importância da Alimentação
É sabido que a deficiência de alguns nutrientes podem acarretar manifestações cutâneas. Assim, acredita-se que a manutenção de uma pele saudável esta ligada a uma alimentação equilibrada (BOELSMA et al., 2001).

O consumo de vitaminas A e C, vitaminas do complexo B e zinco pode melhorar o aspecto da pele. Entretanto deve ser evitada a automedicação com a vitamina A, pois seu acúmulo pode ser nocivo à saúde.

Atualmente estudos tem sugerido um efeito fotoprotetor de nutrientes como a vitaminas C e E,  os carotenóides e o ácidos graxos ômega-3 (BOELSMA et al., 2001).

Em relação aos carotenóides, estudos tem mostrado um efeito fotoprotetor sobre a pele, reduzindo a sensibilidade às queimaduras solares (BOELSMA et al., 2001; ALALUF et al., 2002). Esse efeito fotoprotetor dos carotenóides pode estar relacionado a sua capacidade de estimular a produção de melanina. No entanto, altas doses de carotenóides podem acarretar uma coloração amarelada da pele (BOELSMA et al., 2001; CLARK, 2006). Algumas principais fontes de carotenóides incluem tomate, cenoura, espinafre, batata-doce, damascos (CLARK, 2006).

Outro nutriente que vem sendo ligado a saúde da pele são os ácidos graxos ômega-3. Vários estudos envolvendo os ácidos graxos ômega-3 também apontaram um efeito fotoprotetor desse nutriente, devido as suas propriedades antiinflamatórias. Sugere-se que o efeito protetor do ômega-3 estaria ligado a inibição da prostaglandina E2. Os ácidos graxos ômega-3 são encontrados nos peixes e nó óleo de peixe (BOELSMA et al., 2001; CLARK, 2006).
Apesar de ainda ser preciso mais estudos para verificar o verdadeiro efeito dos nutrientes sobre a saúde da pele. A maioria dos estudos concorda que a recomendação de uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes e alta ingestão de água esta ligada a manutenção de uma pele saudável (COSGROVE et al., 2007).

Dicas para uma pele saudável
Consuma:
  • Frutas (laranja, limão, acerola, morango) e vegetais amarelos (cenoura, abóbora, milho) e verdes escuro (espinafre, brócolis, aspargo) para obter vitaminas A e C;
  • Leguminosas, pães e cereais integrais ou enriquecidos, ovos e verduras escuras para obtenção de vitaminas do complexo B;
  • Frutos do mar, aves e cereais para suprir deficiências de zinco;
  • Peixes gordurosos (salmão e atum), óleo de linhaça, gergelim e girassol para obter ácidos graxos ômega-3;
  • Beba água suficiente para refrescar o corpo e eliminar resíduos;
  • Não fume e evite ambientes com fumaça 
  • Tente evitar o estresse.
Fonte e mais informações: http://www.rgnutri.com.br/sqv/estetica/npp.php

Alimentação no Verão

Com a chegada do verão, as mudanças fisiológicas que ocorrem no organismo devem ser ajustadas a uma alimentação especial. Ocorre uma diminuição do metabolismo basal em relação às necessidades do inverno, por este motivo, a quantidade calórica ingerida deve ser diminuída.


Além disso, nos dias quentes ocorre maior perda de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura corporal e à transpiração excessiva. Deve ser aumentada, portanto, a ingestão de líquidos, como água, sucos em geral e água de coco. O ideal seria não esperar que a sede apareça, já que esse já é um sinal de desidratação. Além da água, para manter-se hidratado, alguns minerais e eletrólitos são de fundamental importância. As fontes destes minerais e eletrólitos (sódio, potássio) são encontradas nas frutas e nos legumes. As verduras, os legumes e as frutas são alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e água, por isso devem ser ingeridos com freqüência e variedade.

Cuidados Nutricionais no verão
  • Evite consumir alimentos muito gordurosos, tais como feijoada, carnes gordas e frituras, pois esses dificultam a digestão e podem provocar mal estar;
    Alimentos como arroz, macarrão e açúcar devem ser consumidos com moderação, evitando desta forma refeições muito pesadas; Selecione cereais integrais como fonte principal de açúcares, diminuindo o consumo de doces, macarrão e arroz para ter assim refeições mais leves;

  • Dê preferência às carnes magras (peixes e aves), que devem ser grelhadas ou cozidas;

  • Saladas de folhas verdes, legumes, assim como frutas e produtos integrais (que contém fibras), devem ser consumidos à vontade, pois são ótimas fontes de vitaminas , minerais e fibras e ao mesmo tempo leves;

  • A ingestão de líquidos deve ser freqüente, especialmente água, sucos e chás, uma vez que é essencial nos dias de calor manter o organismo hidratado, repondo água e minerais perdidos através do suor. Use e abuse de água mineral, água de coco, sucos e refrescos para garantir a hidratação adequada, uma vez que, no verão ocorre excessiva perda de água e minerais, principalmente através do suor.

  • Prefira os sorvetes menos calóricos e mais refrescantes, aqueles a base de água e polpa de frutas.

  • Prefira as gorduras em forma de azeite ou óleo vegetal em preparações cruas.

  • Alimentos com leite, gordura e ovos na preparação necessitam de refrigeração pois o calor aumenta a possibilidade de proliferação de bactérias que podem causar dor de cabeça, diarréia e vômitos. Nunca consuma estes alimentos em temperatura ambiente.